TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Joinville se consolida como uma das cidades mais seguras do Brasil
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Redução significativa na criminalidade é atribuída ao trabalho conjunto das forças de segurança e a investimentos municipais
Joinville reforça sua posição como uma das cidades mais seguras do Brasil, conforme aponta o levantamento da Polícia Civil, que analisou os índices de criminalidade do primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados revelam uma queda expressiva em diversos tipos de crimes, refletindo o sucesso das estratégias de segurança implementadas na cidade.
As estatísticas são animadoras: as mortes violentas registraram uma redução de 56,52%, enquanto os casos de estupro diminuíram em 47,50%. O furto e o roubo de veículos caíram 41,76%, e os roubos em residência apresentaram uma redução de 36%. Além disso, houve uma queda de 17,36% nos furtos e de 7,55% nos roubos em geral.
O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, celebrou os resultados, atribuindo-os ao trabalho conjunto das forças de segurança em todos os níveis governamentais. “Estamos muito felizes por, mais uma vez, termos obtido excelentes resultados na segurança da nossa cidade. É sempre bom lembrar que isso é fruto do trabalho em conjunto das nossas forças de segurança, sejam federais, estaduais e municipais”, afirmou.
Recentemente, mais 45 novos Guardas Municipais foram formados, aumentando a presença de agentes nas ruas. Além disso, o projeto de monitoramento eletrônico "Joinville Sempre Alerta" continua avançando, com a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, cujas imagens são compartilhadas entre as forças de segurança para auxiliar em investigações e no combate ao crime.
O delegado Rafaello Ross destacou que a Polícia Civil de Joinville atingiu um índice de 80% na resolução de homicídios, um marco importante na luta contra a criminalidade. “Este incremento reflete o empenho das forças de segurança em combater a impunidade e garantir a segurança da população. Ao focar na repressão qualificada, a Polícia Civil atua diretamente nos fatores que impulsionam a violência. Este combate eficaz à impunidade não só desestimula a prática de crimes, mas também fortalece a confiança da comunidade nas instituições de segurança pública”, explicou o delegado.
O comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Márcio Leandro Reisdorfer, também enfatizou a eficácia das operações realizadas pela Polícia Militar. “Em 2023, os furtos e roubos já haviam apresentado queda significativa em Joinville, e agora reduzimos ainda mais com ações voltadas à preservação da ordem pública. Além do trabalho diário, são operações reiteradas do 8º e 17º Batalhão da PM, que fazemos dentro de áreas previamente mapeadas, além das grandes operações que envolvem o 8º, 17º e o Batalhão de Pronta Resposta”, destacou o coronel.
Além do trabalho ostensivo das forças de segurança, a Cavalaria da Polícia Militar tem desempenhado um papel importante em áreas estratégicas da cidade, como a região central, contribuindo para a sensação de segurança entre os cidadãos.
No ano passado, Joinville já havia sido reconhecida como uma das cidades mais seguras do país entre municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, segundo o “Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil”. Na ocasião, a cidade catarinense ficou em sétimo lugar, com um índice de 10,3 assassinatos por 100 mil habitantes.
O secretário Paulo Rogério Rigo destacou a importância de continuar investindo em ações que promovam a segurança e a qualidade de vida dos joinvilenses. “O município vem fazendo muito bem a sua parte, e é fundamental que continuemos nesse caminho para manter Joinville como uma referência em segurança pública no Brasil”, concluiu.
Deixe seu comentário